quinta-feira, 18 de março de 2010

Carina 7ºC nº7

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO BUMBA-MEU-BOI

O bumba-meu-boi formou-se através da união de alguns elementos culturais europeus, africanos e indígenas. A maior ou menor influência de uma das culturas pode ser percebida através das vestimentas, dança, coreografia, instrumentos e ritmo dos grupos de bumba-meu-boi. Este conjunto de fatores, principalmente o ritmo, define o que convencionou-se chamar sotaque do grupo.

A maior influência indígena pode ser percebida nos bois da ilha, ou bois de matraca (sotaque de matraca). A influência da cultura africana predomina nos chamados bois de Guimarães, ou bois de zabumba (sotaque de zabumba). A cultura européia é melhor percebida nos chamados bois de orquestra (sotaque de orquestra). No entanto, devido à criatividade do grupo e ao surgimento de novos grupos, os sotaques também vão mudando e novos sotaques vão surgindo. Não existem dois grupos de bumba-meu-boi com o sotaque exatamente igual.

Os bois de influência predominantemente indígena, bois de matraca, utilizam mais os seguintes instrumentos:
Maracá: instrumento feito de lata, cheio de chumbinhos ou contas de Santa Maria. É um instrumento de origem tanto africana como indígena.
Matraca: feita de madeira, principalmente pau d’arco. É tocada batendo-se uma contra a outra.
Pandeirão: pandeiro grande, coberto geralmente de couro de cabra. Alguns têm mais de um metro de diâmetro e cerca de 10 cm de altura. São afinados a fogo.
Tambor Onça: é uma espécie de cuíca, toca-se puxando uma vareta que fica presa ao couro, dentro do instrumento. Imita o urro do boi ou da onça.

Os bois de zabumba utilizam principalmente:
Maracá e Tambor Onça, já citados.
Tamborinho: pequeno tambor coberto de couro, o mais comum é usar couro de cutia. É tocado com a ponta dos dedos.
Tambor de Fogo: feito de uma tora de madeira ocada a fogo, coberta por um couro cru de boi, preso à tora por cravelhas. É um instrumento tipicamente africano.

Os bois de orquestra têm instrumentação muito variada, utilizam instrumentos de sopro como saxofones, trombones, clarinetas e pistões; banjos, bumbos e taróis, também maracás e outros.


Fonte:
www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/bumbameuboi.php




Tambor Onça



Tarol




Pandeirão



Tambor de Fogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário