quinta-feira, 18 de março de 2010

HISTÓRIA : BUMBA MEU BOI


Bumba - meu - boi é uma dança do folclore brasileiro, típico da região do nordeste do Brasil. Teve início no século (18) XVII, onde a criação de gado era feita por colonizadores, com mão-de-obra escravas. Nas fazendas, as tradições africanas (como a do boi geroa) teriam se misturado às européias (como as touradas) incorporando ainda, em certas regiões, elementos indígenas. Em geral, ocorria no dia de Reis e estava ligado ao ciclo de festas do Natal no sertão.
Nos diferentes estados onde ocorre, recebe diversos nomes, como Boi-Bumbá ou Boi-de-Parintins, no Amazonas; Bumba-Meu-Boi, no Nordeste; Boi-de-Mamão, em Santa Catarina; Boizinho, no Rio Grande do Sul, e outros.
Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança,música e circo e consiste numa dança acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato e o valentão. Os personagens também variam por regiões: Pai Mateus, Cavalo-Marinho, Caipora e Maricotas de Corocó são alguns deles.


ASS: Sofia Lins Danyi

Nenhum comentário:

Postar um comentário