sexta-feira, 19 de março de 2010

Bumba-meu-Boi Fernanda 7C n13

Um dos costumes observados nas festas de Bumba-meu-Boi, é que cada família faz e decora o boi dojeito que quer.
Se a festa for para poucas pessoas, ás vezes acontece de ter concurso do Boi mais bonito.

Fernanda 7C nº13

Bumba-meu-Boi Fernanda 7C n13

Na foto abaixo é possível perceber que dentro do boi há um homem direcionando o boi de mentira. Apesar de que nesta foto seja um homem, geralmente são dois ou mais homens que fazem este trabalho. Boi típico da festa de Bumba-meu-Boi de São Francisco

Fernanda 7C n13


.

Bumba-meu-Boi Fernanda 7C n13

É um costume o estado de Maranhão se destacar mais nesta manifestação folclórica, pois existem mais de 200 bumbas-meu-boi pela festa.



Em festas juninas também há representações de Bumba-meu-Boi:


Foto de Bumba-meu-Boi em festas juninas.

Fernanda 7C n13

quinta-feira, 18 de março de 2010

Comidas da festa Bumba meu Boi

As comidas típicas da festa Bumba meu boi são: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, pato no tucupi, carne de búfalo, peixes, bode assado, molho de tucupi, borracho (filhote de pombo), sarapatel de porco.
Eu vou falar sobre cinco comidas!
A primeira comida é a tapioca,a tapioca é um nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita com a fécula extraída da mandioca,a origem da tapioca é indígena,pois a festa Bumba meu Boi também foi feita pelos Indignos.
A segunda comida é tacacá, É preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias.
A terceira comida é peixe,que pode ser de vários jeitos,pode ser pescada com limão,ou algum peixe com temperos caseiro.
A quarta coisa é um bode assado,que precisa de sal,manteiga e pimenta-do-reino,ou tempero a gosto.
A quinta coisa é um sarapatel de porco, O sarapatel é um alimento típico da culinária de Pernambuco. É feito com tripas e outras vísceras de porco, além do sangue coalhado e cortado em pedaços.

Imagens











Mulher peneirando a farinha da tapioca








tacacá








Pescada com limão




Bode assado com outros temperos
Sarapatel de Porco

Feito por:Victoria Ghattas,7C/28

Bumba-meu-Boi Fernanda 7C n13



Foto de Bumba-meu-Boi em São Francisco











Boi típico da festa de
Bumba-meu-Boi em
Recife.
Fernanda 7C nº13

Bumba-meu-Boi Fernanda 7C nº13

Um dos costumes observados na festa de Bumba-meu-Boi é que na peça onde interpretam a real história deste folclore, não há personagens mulheres, e também a inferioridade com que a mulher é tratada.Todas as figurantes são interpretadas por travestis. Nomeio de tudo isso, a única exceção é a pastorinha, interpretada por uma menina ou jovem, porém nunca menina.
Apesar de todo esse preconceito retratado na peça as mulheres podem participar da festa.


Fernanda 7C nº13
Mutuca

Beatriz/7c/04

Personagens da festa Bumba Meu Boi

Miolo
Vaqueiro


Mãe Catrina e pai Francisco








Índia



Beatriz/7c/04

Foto das festas do Bumba Meu Boi Beatriz

Boi da festa

Beatriz 7C nº4

Carina 7ºC nº7

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO BUMBA-MEU-BOI

O bumba-meu-boi formou-se através da união de alguns elementos culturais europeus, africanos e indígenas. A maior ou menor influência de uma das culturas pode ser percebida através das vestimentas, dança, coreografia, instrumentos e ritmo dos grupos de bumba-meu-boi. Este conjunto de fatores, principalmente o ritmo, define o que convencionou-se chamar sotaque do grupo.

A maior influência indígena pode ser percebida nos bois da ilha, ou bois de matraca (sotaque de matraca). A influência da cultura africana predomina nos chamados bois de Guimarães, ou bois de zabumba (sotaque de zabumba). A cultura européia é melhor percebida nos chamados bois de orquestra (sotaque de orquestra). No entanto, devido à criatividade do grupo e ao surgimento de novos grupos, os sotaques também vão mudando e novos sotaques vão surgindo. Não existem dois grupos de bumba-meu-boi com o sotaque exatamente igual.

Os bois de influência predominantemente indígena, bois de matraca, utilizam mais os seguintes instrumentos:
Maracá: instrumento feito de lata, cheio de chumbinhos ou contas de Santa Maria. É um instrumento de origem tanto africana como indígena.
Matraca: feita de madeira, principalmente pau d’arco. É tocada batendo-se uma contra a outra.
Pandeirão: pandeiro grande, coberto geralmente de couro de cabra. Alguns têm mais de um metro de diâmetro e cerca de 10 cm de altura. São afinados a fogo.
Tambor Onça: é uma espécie de cuíca, toca-se puxando uma vareta que fica presa ao couro, dentro do instrumento. Imita o urro do boi ou da onça.

Os bois de zabumba utilizam principalmente:
Maracá e Tambor Onça, já citados.
Tamborinho: pequeno tambor coberto de couro, o mais comum é usar couro de cutia. É tocado com a ponta dos dedos.
Tambor de Fogo: feito de uma tora de madeira ocada a fogo, coberta por um couro cru de boi, preso à tora por cravelhas. É um instrumento tipicamente africano.

Os bois de orquestra têm instrumentação muito variada, utilizam instrumentos de sopro como saxofones, trombones, clarinetas e pistões; banjos, bumbos e taróis, também maracás e outros.


Fonte:
www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/bumbameuboi.php




Tambor Onça



Tarol




Pandeirão



Tambor de Fogo


Personagens e vestimentas do Bumba Meu Boi

Na festa do Bumba Meu Boi existem vários personagens estes que vou mostrar são os principais:


Dono da Fazenda - Usa a roupa mais rica e um apito para coordenar a festa.

Pai Francisco - Vaqueiro, veste-se com roupas mais simples. Seu papel durante a brincadeira é provocar risos na platéia.

Mãe Catrina - Mulher de Pai Francisco. Normalmente representada por um homem vestido de mulher.

Índias - Mulheres cobertas por penas nos seios, mãos e pernas.

Miolo - Brincante responsável pelas evoluções e coreografias do boi.

Vaqueiros - Empregados da fazenda. Usam roupas de veludo e chapéus de pena com longas fitas coloridas.

Mutuca - para não deixarem os brincantes dormirem durante as maratonas de apresentação do bois, os mutucas são responsáveis pela distribuição de cachaça a todos.

Beatriz/7C/04
HISTÓRIA : BUMBA MEU BOI


Bumba - meu - boi é uma dança do folclore brasileiro, típico da região do nordeste do Brasil. Teve início no século (18) XVII, onde a criação de gado era feita por colonizadores, com mão-de-obra escravas. Nas fazendas, as tradições africanas (como a do boi geroa) teriam se misturado às européias (como as touradas) incorporando ainda, em certas regiões, elementos indígenas. Em geral, ocorria no dia de Reis e estava ligado ao ciclo de festas do Natal no sertão.
Nos diferentes estados onde ocorre, recebe diversos nomes, como Boi-Bumbá ou Boi-de-Parintins, no Amazonas; Bumba-Meu-Boi, no Nordeste; Boi-de-Mamão, em Santa Catarina; Boizinho, no Rio Grande do Sul, e outros.
Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança,música e circo e consiste numa dança acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato e o valentão. Os personagens também variam por regiões: Pai Mateus, Cavalo-Marinho, Caipora e Maricotas de Corocó são alguns deles.


ASS: Sofia Lins Danyi

quarta-feira, 17 de março de 2010

Bumba-meu-Boi Fernanda n13

Costumes da festa Bumba-meu-Boi
As pessoas que participam da festa de Bumba-meu-Boi, geralmente fazem um teatro mostrando a "real" história do Bumba-meu-boi, que conta a história de um homem que rouba um boi de um rico fazendeiro que quer satisfazer a vontade de sua mulher grávida que quer comer uma língua de boi.O rico fazendeiro manda seus empregados procurarem pelo boi, quando o encontraram, descobriram que o boi estava doente, conseguiram curá-lo, mas o fazendeiro descobriu a verdadeira intenção de seu empregado que roubou o boi, o rico fazendeiro o perdoou e celebraram a saúde do boi com uma grande festa.
Fernanda 7C n13

Bumba-Meu-Boi Curiosidades (Por Sofia n 26)

Algumas curiosidades sobre esta festa folclórica é:
-ela é uma mistura de aspectos portugueses, negros e indígenas

- As mulheres não participam activamente da festa do bumba-meu-boi. Porém, elas assistem, e algumas vezes ajudam na organização

.
-Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar.


Foto do Bumba-Meu-Boi típico de Recife.


-a dança foi intensificada pelos jesuitas, que queriam tornar os escravos, evangélicos


Hoje, existem mais de cem grupos de Bumba-Meu-Boi na cidade de São Luís de diversos sotaques e costumes diferentes.



Foto do Bumba-Meu-Boi de São Luis


-É um tipo de ópera popular, cujo há vários grupos de Bumba-Meu-Boi.

-Existem festas parecidas em Portugal(Boi de Canastra) e Daomé (Burrinha)







Bumba-meu-boi de Minas Gerais