quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ernesto Neto/Mam Sofia Maestre 7c/26

Ernesto Saboia de Albuquerque Neto nasceu no Rio de Janeiro em 1964 e é um artista plástico brasileiro.
No final dos anos 1980, Neto produziu a série dos "sacos de meia de seda", recheados de bolinhas de chumbo. Com passagens acadêmicas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiroe pela Escola de Artes Visuais Parque Lage, ele tornou-se um dos mais conceituados artistas plásticos contemporâneos da atualidade.
Só na última década, ele participou de diversos festivais internacionais de arte e apresentou seus trabalhos em galerias e em museus dos cinco continentes. Sua inspiração vem parcialmente de brasileiros, do final da década de 1950, como Lygia Clark e Hélio Oiticica, e das idéias rejeitadas do modernismo de geometria abstrata.
Ernesto Neto trabalha com instalações abstratas que muitas vezes ocupam todo o espaço da exposição. Com finas membranas esticadas ao máximo fixadas no teto, suas obras ficam penduradas no local e criam formas que são quase orgânicas. Às vezes, essas malhas finas e transparentes são preenchidas com especiarias de variadas cores e aromas
É importante para Neto que as pessoas interajam com seu trabalho, seja tocando, cheirando ou sentindo. Em algumas obras, os amontoados de temperos são colocados no chão enquanto as pontas dos tubos de tecido são amarradas no teto.
Algumas fotos de suas obras:



MAM



instrumentos para tocar, pendurados por redes

"cama" de redes preenchida com bolinhas de plastico

Grande mesa de doces!


pequenos sacos de balas, ervas etc...
redes preenchidas com várias coisas dentro como latas, cocos, bolinhas de plastico,etc...
Ernesto Neto: Dengo
Início: 18 set 2010
Término: 19 dez 2010
Sala: MAM - Grande Sala MAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário