
O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de 1922.A sua vasta obra, importantíssima para o panorama das artes plásticas no Brasil, pela qualidade técnica o por interpretar o "ser" brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do Nordeste.
Aldemir Martins serviu ao exército de 1.941 a 1.945, sempre desenvolvendo sua obra nas horas livres.Ele estimulou e frequentou o meio artístico no Ceará e também participou da criação do grupo ARTYS e da SCAP(Sociedade Cearense de Artistas Plásticos), juntamente aos outro pintores: Mário Barata, Antonio Bandeira e João Siqueira.
Aldemir Martins tinha um grande gosto pela experiência de viajar, em 1.945 mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1.946 para São Paulo, também morou em Roma(1960/61) mas já tinha planos de voltar ao Brasil para morar definitivamente.Este gostava mesmo do interior do Brasil.
O artista participou de diversas exposições no Brasil e no exterior revelando sua produção artística e fecunda.Sua técnica abrange diferentes formas de expressão como a pintura, a gravura, o desenho, a cerâmica e a escultura.
Aldemir Martins pode ser definido como um artista por EXCELÊNCIA.Seus temas mais presentes em suas obras são a natureza e a gente brasileira, através da intuição e da memória afetiva, eles são pintados e compreendidos.
Aldemir Martins faleceu no dia 05 de Fevereiro de 2006 aos 83 anos de idade, no hospital São Luís em São Paulo.
Ass: Fernanda 7C/n13
Ass: Fernanda 7C/n13
Nenhum comentário:
Postar um comentário